sexta-feira, 12 de abril de 2013

Qualidade de vida.

Buscar por qualidade de vida, não é de um dia para outro existe uma serie de questões na qual temos que tomar cuidado, uma delas é a alimentação e quantidade e qualidade de atividade física praticada durante o dia a dia. A qualidade de vida através da atividade física são atividades proporcionadas por profissionais de Educação Física no qual sua formação possibilita tais informações. Não é simplesmente sair correndo ou caminhando por ai, sem primeiramente fazer uma avaliação fisioterápica e nutricional. Saber qual dificuldade encontrarei ao praticar algum tipo de atividade, o que comer ou beber durante, ápos ou antes essas atividades. Inicialmente as pessoas que estão totalmente sedentárias sem qualquer pratica de atividade física deve-se começar com um ritmo leve ao moderado, respeitando o limite do corpo. Qualquer dúvida ou dor na musculatura, consulte o profissional, lembrando que dores musculares nas regiões onde foi trabalhada durante atividade física é normal, para quem está parado sem atividade física.Para uma preparação e concentração busque deixar seus problemas,trabalho, familia, casa entre outros em casa e prepare-se psicologicamente, para uma melhor colheita.
Fica a dica: Nas caminhadas comece em ritmo leve, com passos curtos, procure ficar atento com a postura.Boa atividade física para vocês!


ø ρrαzєr ηαs αŧividαdєs físicas


A cada dia que se passa o nosso corpo parece não querer obedecer tais movimentos, o correr o brincar parece está cada dia mais distante. Dias exaustivos de trabalho e a boa caminhada com os amigos vão ficando para trás.Bom seria poder conciliar todas nossas atividades rotineiras!Mas quando paramos para comparar nossa vida com atividade física  e sem ela podemos nós lembrar dos estresses, gorduras a mais espalhadas pelo corpo, estrias,problemas respiratório entre outros. Então colocamos na balança que mais vale 30 minutos por dia em busca da qualidade de vida, do 30 minutos a mais no serviço diminuindo momentos de sua vida. 
Quando praticamos atividades físicas temos vários pontos positivos onde liberamos endorfina ,que é produzida na hipófise e liberada para o sangue juntamente com hormônios como o GH (HORMÔNIO DE CRESCIMENTO) e o ACTH(HORMONIO ADRENOCORTICOTRÓFICO) que estimula a produção de adrenalina e cortisol.

Nos últimos trinta anos autores como Harber & Sutton, McGowan , Shyiu , Hoffmann e Heitkamp muito contribuíram para o que hoje se conhece sobre endorfina.
Estudos recentes apontam que a endorfina pode ter tanto um efeito sobre áreas cerebrais responsáveis pela modulação da dor, do humor, depressão, ansiedade como pela inibição do sistema nervoso simpático (responsável pela modulação de diversos órgãos como coração, intestino etc...). Elas podem também regular a liberação de outros hormônios. Provavelmente parte da capacidade da acupuntura em aliviar a dor seja devida ao estímulo da liberação de endorfinas. Uma vez estimulados pelas agulhas nos terminais nervosos ("pontos") é gerado um impulso para aumentar a liberação de neurotransmissores no complexo supressor de dor, ou seja, é produzido o efeito analgésico na região cerebral.
O consumo de chocolate e pimenta também estimula a produção de endorfina. A endorfina também é liberada após aproximadamente 30 minutos de exercícios físicos aeróbicos, como por exemplo uma leve corrida.
Por isso uma das importâncias de se praticar atividade física diariamente para a busca da qualidade de vida. Onde além de cuidar da dua saúde irá buscar qualidade de vida e transformações individuais.





Texto de Karina Alves
Referência

Nenhum comentário:

Postar um comentário